domingo, 18 de setembro de 2011

NÓS PAIS TEMOS RESPONSABILIDADES NISSO, CRIANDO FILHOS PARA DEUS!

"EIS QUE OS FILHOS SÃO HERANÇA DO SENHOR,E O FRUTO DO SEU VENTRE,O SEU GALARDÃO"             Sl.127:3







Os pais são os representantes de Deus, e a obra de preparar os filhos tanto para esta vida como para a vida eterna, pertence aos pais. Porque o lar é a primeira escola, e os pais os primeiros professores. Já nos tempos do Antigo Testamento Deus instruiu os pais de família, dizendo: 


"Estas palavras que hoje te ordeno, estarão no teu coração; tu as inculcarás a teus filhos, e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e ao deitar-se e ao levantar-se. Também as atarás como sinal na tua mão e serão por frontal entre os teus olhos. E as escreverás nos umbrais de tua casa, e nas tuas portas". 
                                                                 Deuteronômio 6:6-9 


Mais de mil e quinhentos anos mais tarde, o apóstolo Paulo escreveu: 


" Pais, não provoqueis vossos filhos à ira, mas criai-os na disciplina e na admoestações do Senhor."                              Efésios 6:4 


Quando se deve começar a educação?


 Na infância evidentemente. Logo que uma criança é capaz de formar uma idéia, deve começar sua educação. Educação quer dizer o processo pelo qual a criança é instruída, desde o berço à infância, da infância à juventude, e da juventude à maturidade. A Palavra de Deus recomenda: 


"Ensina a criança no caminho em que deve andar, e ainda quando for velho, não se desviará dele."                                Provérbios 22:6 "


As lições que a criança aprende durante os primeiros sete anos de vida, tem mais a ver com a formação do seu caráter, que tudo o que ela possa aprender nos anos posteriores." 


Na verdade os três primeiros anos são os mais expressivos, daí a importância da companhia da mãe de maneira especial nesta etapa da vida da criança. Os componentes do relacionamento nos primeiros anos não podem ser supridos por mães substitutas, ou mesmo por creches. O papel desempenhado pela mãe nos primeiros anos tem efeito decisivo sobre a inteligência da criança. Em resumo: o papel dos pais e principalmente o da mãe, na educação dos filhos, é da mais alta importância e insubstituível. 


Vamos citar apenas dois exemplos: a) Moisés - Tornou-se o líder do povo de Deus. Como historiador, poeta, filósofo legislador e líder - excedeu todos o homens da antiguidade.


b) Samuel - Dedicado a Deus desde a concepção. Serviu a Deus nos dias dos primeiros reis de Israel. Tornou-se um grande profeta do Senhor.  Amados pais: Nosso filhos são preciosos presentes de Deus. São a herança do Senhor. Como pais, devemos saber que um dia Deus vai perguntar:

 "Onde está o rebanho que te foi confiado, o teu lindo rebanho?"
                                                                                 Jeremias 13:20. Ou em outras palavras: Onde estão os filhos que eu te dei? Cada um de nós terá que responder, queiramos ou não. Permita Deus, que nossa resposta possa ser a que está em Isaías 8.18, 


"Eis-me aqui, e os filhos que o Senhor me deu."


 Repetida em outras palavras em Hebreus 23:1: "Eis aqui eu, e os filhos que Deus me deu." 


Logo Jesus voltará a este mundo para reunir a família da terra com família do céu. Cada filho da família terrestre deverá receber as boas vindas no lar de glória. Permita Deus que todos nós, pais e filhos sejamos recebidos por Jesus quando Ele vier. O meu grande desejo é que vocês pais possam ser abençoados ao educar. 


MUITO IMPORTANTE ESTAS INSTRUÇÕES:


Que lições devem ser ensinadas aos filhos?


1. A primeira lição que deve ser ensinada à criança é que Deus é o nosso pai. O pai e mãe terrestres, são representantes do Pai celestial. Esta é uma grande responsabilidade que repousa sobre os pais. Devem ensinar à criança que Deus é amor e que Ele é também a fonte de todo o bem, devem os pais ensinar ao bebê, à criança e ao jovem, o amor de Jesus. Outro ensino fundamental a ser ensinado é o amor ao próximo. Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo é das regras mais importantes da vida. 


2. Em segundo lugar deve-se ensinar à criança, as lições de obediência e respeito aos pais, bem como o domínio próprio. Pais que deixam passar vários anos para depois ensinar aos filhos que devem ser obedientes, estão perdendo a chance de educar, pois depois dos primeiros anos se torna impossível ensinar lições de obediência. O santo Livro diz:


 "A criança entregue a si mesma vem a envergonhar a sua mãe. . . Corrige o teu filho, e te dará descanso, dará delícias à tua alma."
                                                                   Provérbios 29:15 e 17


4. Um outro elemento que deve fazer parte da educação da criança é o espírito de serviço. A criança deve ser estimulada a auxiliar o pai e mãe, estimulada a ser abnegada e dominar-se a si mesmo. Os nossos filhos são um precioso tesouro que o céu nos confiou. 


No Salmo 127:3, A Bíblia diz que os filhos são a herança do Senhor. Uma grande educadora escreveu o seguinte: "Os pais devem ser a mão humana de Deus, preparando a si mesmos e aos filhos para a vida sem fim. É como se Deus nos dissesse: Eduquem esta criança para mim, a fim de que ela possa um dia brincar nas cortes eternas" 

Fonte:somensagensbiblicas.blogspot




  Hoje eu posso estar falando à pais que estão desesperados por que não sabem mais o  que fazer com seus filhos rebeldes.         
Ou também posso estar falando para jovens que estão esperando o primeiro filho, e que estão ansiosos de como devem agir filhos.               Creiam, o maior desejo de Deus, é que    devolvamos os nosso em relação à educação do bebê que irá nascer, ou então para pais que tem filhos pequenos, e desejam dar uma melhor educação para seus filhos, a herança que Ele nos deu, no dia da volta de Cristo. Para isso é preciso que busquemos a sabedoria que vem do alto. Com toda certeza o Pai que está no céu nos dará o conforto. Deus em seu infinito amor nos mostrará como agir, como falar como os nossos filhos e como ensiná-los no caminho que conduz à eternidade.

Conclusão:
                   Hoje vemos tantas coisas acontecendo no mundo,nas cidades,nos bairros ,nas ruas e até mesmo nas casas.
                 Nós pais temos responsabilidades nisso!




           

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...